quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ESTUDAR É...

Seria fácil completar esse título tratando o estudo como uma coisa maravilhosa, não é mesmo? Não tem nada mais democrático do que as reticências nesse título. Afinal, todo mundo tem opinião formada sobre o estudo e o trabalho. Para alguns, é tão chato que, se pudessem, jamais teriam começado. Para outros, porém, o estudo é a coisa mais importante do mundo; afinal, sem o estudo, não sairíamos de casa sequer.

Desde cedo, fomos levados a frequentar uma escola. Mais do que uma obrigação, a escola é o segundo local onde você passa mais tempo de sua vida. É na escola que você encontra e conhece outras pessoas, além de aprender todo o conhecimento necessário para a sua vida.

É claro que há muita coisa que aprendemos – ou tentamos aprender – na escola que, aparentemente, não tem muito a ver com nossa vida, não é mesmo? Eu mesmo poderia citar várias coisas que certamente vi na escola e cuja aplicabilidade está longe do meu cotidiano. Contudo, sem esse conhecimento adquirido, certamente não teria chegado aonde cheguei.

Nem sempre o estudo é uma das coisas mais agradáveis do mundo. Afinal, eu me lembro de ter passado horas inteiras revendo conceitos, fazendo exercícios, lendo livros... Nossa! É muita coisa mesmo. Fora algumas aulas: alguns professores são muito legais, muito agradáveis; outros são tão chatos que, se a gente pudesse, matava mesmo todas as aulas dele. Mas, quando pensava nisso, eu lembrava que, assim como meus colegas, cada professor é diferente. Tanto os professores como os funcionários de uma escola são pessoas como eu. Apesar de eles estarem como profissionais em seus postos de trabalho, eles também têm seus dias bons, seus dias ruins, assim como eu tinha.

Dia de prova era uma loucura! Eu ficava muito nervoso antes de recebê-la. Depois, saía respondendo tudo e, no final, nem me lembrava do que tinha escrito. O importante é que, como eu me dedicava, eu conseguia passar por essas situações sem muitos problemas. Sempre estava revendo as minhas anotações no caderno e procurava realmente aproveitar as aulas para aprender. É claro que eu gostava também de uma zoação ou outra, mas nada que atrapalhasse a aula realmente.

De qualquer forma, o mais importante foi ter construído, na minha vida estudantil, um bom relacionamento com todos os meus colegas e professores sem preconceitos nem perturbações. E hoje, quando olho para trás e sei pelo que passei, vejo como é possível alcançar a vitória por meio do estudo.

E o que é mais importante: a gente nunca para de estudar. Nossa! Bateu desespero? Pense só nisso: quando você lê qualquer coisa – mesmo o livro da sua religião – ou faz algum trabalho junto com seu colega ou seu pai ou sua mãe, você também estuda. É! O estudo está presente em tudo ao nosso redor. É só parar para observar.

Nesse 11 de agosto, dia do estudante, reflita sobre como você vem agindo com seu estudo e seu relacionamento com colegas de sala, professores e funcionários de sua escola.

Parabéns, estudante! E procure se dedicar bastante, pois quem estuda sabe mais das coisas e de mais coisas ainda.

P.S.: Agora, complete: estudar é...

Um comentário: